sexta-feira, 18 de março de 2011

Interpretação de texto

Sabe, gents, eu estudei letras. E lá aprendi a fazer incríveis análises de poemas, que mais se pareciam com dissecações de cadáveres.


Achei então que a letra do sucesso Piriguete, do MC Papo (vide postagem abaixo), merecia uma interpretação. Como isso é um blog e não um TCC, criei uma técnica analítica express. A interpretação, inspirada pelos bares de pagode que me circundam, segue em vermelho:


Piriguete (MC Papo)

Refrão

Quando ela me vê
ela mexe
piri pipiri pipiri piri piriguete
rebola devagar
depois desce
piri pipiri pipiri piri piriguete



Profusão de aliterações e assonâncias, que reproduzem o movimento contínuo, acelerado e energético de uma locomotiva (no caso, a piriguete). Evidente trocadilho piri/pire (do verbo pirar), denotando o efeito de descontrole provocado no eu lírico pela presença de representantes da categoria piriguetística. Este trecho homenageia também um ícone da categoria (aqui imortalizado na gravação caseira de um fã): 




Prosseguindo: 

Mini-saia rodada, blusa rosinha
decote enfeitado com monte de purpurina

início da contextualização sociocultural, com dicas de muóda e referências ao universo infantil
Ela não paga, ganha cortesia
Foge se a sua carteira tiver vazia
Nota-se neste trecho um misto de admiração e revolta do eu lírico, vitimizado pela P.


Vai na Micareta
vai no Pop Rock
Festa de axé ela só anda de top

Primeiro equívoco do eu lírico, que associa a categoria tão-somente aos gêneros musicais que agradam às camadas populares. MC papo, você ficaria espantado com as P. que freqüentam os camarotes do Theatro Municipal.

Ela usa brilho, piercing no umbigo

Oposição entre a piriguete e a mãe de família
Quando toca reggaeton quer ficar comigo


Quando ela me vê
ela mexe
piri pipiri pipiri piriguete
rebola devagar
depois desce
piri pipiri pipiri piriguete
2x

Foto de espelho na exibição

Que diabos será isso ?
Ela curte funk quando chega o verão

Notem que, a todos os estilos musicais mencionados, correspondem danças com típicas ondulações e espasmos da pélvis - remetendo, portando, ao coito.
No inverno essa mina nunca sente frio
desfila pela night anglicismo que denota a globalização da categoria de short idem curtindo

Um cinco sete de marido
utilização de metonímia (parte pelo todo) que remete ao código penal, significando que a piriguete é uma autêntica "chave de cadeia".
ela gosta é de cara comprometido
referência a um terceiro elemento oculto, no caso a mãe de família, mais uma vez vitimizada
Não tem carro, anda de carona

Estaria o eu lírico condenando uma prática tão ecológica como a carona ?
Ela anda sexy toda guapetona estrangeirismo que contextualiza o piriguetismo também em tierras hermanas 
Ela não é amante, não é prostituta, ela é fiel, ela é substituta apesar da rima pobre, parabenizamos o autor pelo insólito do raciocínio

refrão 2x

Em Governador Valadares ou Ilha do Governador ?, lá em Salvador,
Rio de Janeiro, Santos e Belô mais uma vez, o eu lírico demonstra ser politicamente correto ao mencionar nossa diversidade geográfica
todo mundo já conhece, sabe o que acontece clara alusão às redes sociais
quando vê a gente o eu lírico torna-se plural, auto-proclamando-se representante de toda uma categoria de machos dominados pelo hormônio ela se oferece aqui o eu lírico se justifica com uma alusão ao dito popular: de graça, até injeção na testa
Mexe o seu corpo como se fosse uma mola metáfora que remete uma vez mais ao movimento de vaivém do coito
dedinho na boquinha, a sucessão de diminutivos insinua a iniciação precoce da categoria, ou quiçá uma tendência do eu lírico à pedofilia ela olha e rebola
chama atenção, vem na sedução, essa noite vai ser quente alusão à morada do capeta, denotando a culpa do eu lírico ao imaginar que sua esposa deve estar assistindo à novela das oito
eu vou dar pressão
assonância com repetição de vogal anasalada (ã), reproduzindo o gemido do eu lírico durante o coito
Refrão

5 comentários:

  1. Devo elucidar à minha amiga S1 o que significa a frase "foto de espelho na exibição". Este enigmático amontoado de palavras alude às nossas conhecidas redes sociais, FB, orkut e o caralho a quatro, nos quais piriguetes de todos os níveis exibem suas fotos tiradas no espelho do banheiro ou quarto, enquanto admiram seus decotes e bundas de fora. Ele se refere a isto:

    http://1.bp.blogspot.com/_wlEotfoIR2U/SZBvyD7-D9I/AAAAAAAAAY4/bRtkndTT-EQ/s400/05.jpg

    ResponderExcluir
  2. "Foto de espelho na exibição" quer dizer, portanto, o início de uma carreira promissora. Obrigada, S3, nossa jovem antenada.

    ResponderExcluir
  3. Gente, adorei esta lição de interpretação de texto! morri de rir aqui no trabalho (pelo menos alguma coisa pra se fazer aqui!)! Agora, esse lance de "foto de espelho" é ridículo, elas não conseguem nem ver o quanto estão desesperadas, o quanto a autoestima tá baixa... dá uma pena, ô dó...

    ResponderExcluir